Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o que mais sofre com a incidência da depressão na América Latina.
Na maioria dos casos, os indivíduos não sabem como lidar com o diagnóstico e recorrem principalmente ao uso indiscriminado de medicamentos, tratando apenas os sintomas.
Essas duas doenças estão intimamente ligadas à uma causa primordial e por isso, se torna extremamente necessário o tratamento complementar, com abordagem terapêutica, por exemplo.
Mas, além dela, existem outras ferramentas complementares que podem ser extremamente relevantes no enfrentamento dessas questões. Uma delas é a meditação.
Hoje, vamos te contar um pouco como ela pode contribuir para a promoção da saúde mental e ajudar, inclusive, na diminuição do uso de remédios, conforme vai reintegrando o paciente a uma vida normal.
Confira!
Como a meditação pode auxiliar na promoção da saúde mental?
Segundo a OMS, saúde mental é a capacidade do indivíduo em possuir um estado de bem-estar.
Nesse estado, aprecia a vida, trabalha e contribui para o meio em que vive, ao mesmo tempo em que administra suas emoções.
Isso significa conseguir lidar com questões emocionais positivas e negativas ao longo da vida.
Quando uma pessoa sofre de ansiedade, a tendência é que esteja vivendo excesso de futuro.
Por outro lado, a depressão pode ser caracterizada como uma vivência emocional ligada à fatos ou situações do passado.
A meditação entra aqui como uma ferramenta complementar, capaz de auxiliar a pessoa a se conectar ao momento presente e praticar o autoconhecimento.
Sua prática constante é capaz de reduzir os níveis de estresse, ansiedade e ajudar na retomada do equilíbrio emocional.
Isso ocorre, pois ela diminui a atividade de áreas do cérebro ligadas à emoções mais primitivas, de “luta ou fuga”, que muitas vezes colocam o indivíduo numa posição de limitação.
Além disso, abordagens mais psicológicas da meditação, são capazes de ressignificar memórias, para que a pessoa lide de forma cada vez mais consciente com a sua vida.
Assim, podemos dizer que a meditação é uma excelente ferramenta para contribuir no processo de atenção ao presente, reprogramação mental e criação de novas perspectivas.
É importante citar que cada situação deve ser analisada no seu aspecto mais sutil, pois cada indivíduo possui suas particularidades e apenas no processo de autoconhecimento será capaz de compreender melhor os reais motivos do seu estado atual.
Agregando a ferramenta ao seu trabalho atual
Muitos profissionais têm se utilizado da meditação para complementar outras atividades aplicadas aos seus clientes.
Isso ocorre, porque foram capazes de identificar como sua aplicação poderia ser benéfica e trazer resultados ainda mais assertivos à sua área de atuação.
Assim, se você atua como Coach, Psicólogo, Terapeuta Holístico, entre tantas outros segmentos, a meditação pode agregar muito valor às suas técnicas.
Hoje, falamos principalmente sobre a ansiedade e depressão, que muito tem a ver com saúde mental.
Mas, a meditação é capaz de transformar diversas situações e contribuir ainda mais para a mudança que você deseja fazer na vida dos seus pacientes.
Para aplicá-la de forma responsável é importante possuir conhecimento amplo sobre suas abordagens e técnicas, para que você utilize-as da melhor forma.
Um curso de Instrutor de Meditação completo, como o do Meditation 4 You, foi especialmente desenvolvido para que você aprenda tudo o que é necessário, tenha segurança no uso da ferramenta e o resultado esperado com seus clientes.
Assim, evoluindo seu conhecimento, você também evolui sua capacidade de atuação e será capaz de ajudar ainda mais quem recorre ao seu trabalho.
Para saber mais sobre o curso, CLIQUE AQUI!
Quer saber mais sobre o assunto saúde mental? Acesse nosso Instagram @meditation4you.br e confira nos vídeos do IGTV nossa live com o Dr. Fábio Gabbas sobre o tema.