Você já parou para pensar em como as profissões em alta mudam a todo momento?
Muitas vezes, uma área super requisitada em um ano, não será mais a mesma no próximo.
Isso geralmente acontece, porque o mundo evolui a todo o momento e passa por diversas transformações. A velocidade com que isso acontece é cada vez maior devido à tecnologia e inovação.
Também, o contexto histórico impacta diretamente o surgimento de novas profissões, criando frentes necessárias para cada período.
Assim, se você está buscando mudar sua área de atuação ou deseja se especializar em algum segmento ligado à saúde e ao bem-estar, confira nosso artigo de hoje!
Trouxemos três profissões em alta que podem ser a chave para sua nova jornada. Olha só!
Cuidador de Idosos
Com o aumento da longevidade, graças à melhora na qualidade de vida da população, o IBGE estima que em 2060 o Brasil terá mais idosos do que jovens.
A pirâmide etária já vem sofrendo mudanças desde 1980 e isso abre oportunidades também no mercado de trabalho.
Com uma população mais idosa, surge a necessidade de haver mais profissionais habilitados ao cuidado e a atenção a este público.
Assim, uma das áreas que vem crescendo é a de Cuidador de Idosos.
O profissional é um Assistente de Saúde Pessoal, com tarefas ligadas ao cuidado diário do idoso, excluindo-se a administração de medicamentos.
Se você é prestativo, atencioso e acredita ter afinidade com a função, pesquise mais sobre ela e inicie sua carreira na área.
Vamos à próxima profissão?
Personal e Profissionais do bem-estar físico
A busca pelo corpo perfeito já não é mais o principal objetivo de quem procura a prática de exercícios.
Certamente, o maior impacto está em levar uma vida saudável, onde o cuidado com o corpo físico influencia, e muito, na qualidade de vida e longevidade.
Assim, os chamados treinadores ou personais estão sendo altamente requisitados pelo mercado.
Existem diversas formas de atuação: musculação, aeróbico, funcional, pilates, yoga e por aí vai.
Algumas destas áreas demandam cursos mais longos, como Educação Física e Fisioterapia. Outras, cursos mais rápidos.
Se você se identifica em levar bem-estar físico a outras pessoas e acredita ter afinidade com estas funções, pesquise muito e veja qual tem mais a ver com seu perfil.
Vamos à última profissão?
Terapeuta de Saúde Mental
Com a correria do dia-a-dia e o número imenso de informações consumidas a todo momento, a autocobrança e a expectativa pessoal para atingir objetivos, vem gerando muitos desequilíbrios emocionais, principalmente o estresse e a ansiedade.
O equilíbrio emocional é fundamental para a qualidade de vida, pois capacita o indivíduo a lidar com altos e baixos de forma mais racional.
Assim, mais do que nunca, o mercado necessita de profissionais ligados ao objetivo de auxiliar as pessoas a lidar com sua mente e suas emoções.
Se você se identifica com este propósito, saiba que há uma grande gama de possibilidades para atuar e por isso, essa é uma das profissões em alta.
Você pode se especializar em áreas como a Psicologia, por exemplo, onde poderá realizar consultas individuais, atuar em empresas ou até mesmo em locais de saúde.
Outro campo que vem crescendo muito nos últimos anos é o das Terapias Complementares.
Elas são utilizadas como complementos aos tratamentos médicos, tendo a capacidade de minimizar o uso de medicamentos controlados e se tornarem práticas benéficas diárias na vida dos indivíduos.
Um dos profissionais mais em alta neste segmento é o Instrutor de Meditação, que atua como um facilitador da prática junto às pessoas.
Você pode agregar esta função a algo que já exerça ou iniciar uma carreira totalmente nova.
Clique aqui e confira o curso de Instrutor de Meditação do primeiro Clube de Meditação do Brasil, o Meditation4You.
Vale a pena arriscar uma nova profissão?
Certamente, passar a vida inteira fazendo o que não se gosta é uma jornada difícil.
Por isso, se você tem um propósito ligado a alguma outra área, que não seja a atual, imagine como seria fantástico poder fazer algo que tenha significado pra você e relevância para outras pessoas.
Caso você não possa jogar tudo para o alto e começar com foco total, nesse objetivo, não se desespere.
Continue no seu caminho, mas comece a analisar possibilidades, estudar, dedicar seu tempo livre àquela tão sonhada carreira. Coloque ação na sua vida!
Seu trabalho atual pode não ser um mar de rosas, mas talvez, ele seja a oportunidade de você investir em outra área e quando puder, se dedicar totalmente ao seu propósito.